Varnish - Acelere seu website com um poderoso cache


Hoje em dia é muito fácil criar um site. E é, de certa forma, fácil fazer com que ele se popularize (se o site for a implementação de uma boa idéia, claro). Quando ele se populariza, é normal haver um crescimento não só do número de visitas mas também da preocupação dos desenvolvedores com a otimização do código do mesmo, em especial quando o site não está hospedado em uma plataforma de cloud computing, e sim em um servidor dedicado. Hoje, a preocupação com a otimização do código pode até continuar, mas em nível muito menos intenso do que antigamente. Senhoras e senhores, hoje vou apresentar a vocês o Varnish, um servidor http de cache preparado para aguentar (quase) qualquer coisa.

O Varnish é auto-definido como sendo um "acelerador web". Sua função básica é aliviar a carga de um ou mais servidores HTTP ao cachear o conteúdo de páginas completas, servindo-as a novos visitantes de modo muito eficiente (sem requisitar o servidor web novamente) e controlando sua expiração também de forma muito eficiente.

Vou dar um exemplo: digamos que você possua um site que tenha uma página muito completa, que causa grande carga no servidor ao ser requisitada. Essa página não é modificada com frequência, mas recebe muitas visitas constantemente.

Nesse caso, você pode estar pensando "Ah, simples, é só colocar um cache..". Mas, em alguns casos, acontece de haver tantas visitas e requisições que alguma outra parte que não o seu algoritmo começa a se tornar um bottleneck, e começa a causar problemas de carga no servidor, novamente.

É aí que entra o Varnish: Funcionando como uma camada de proxy entre o mundo real e o seu servidor, ele guarda o conteúdo das páginas inteiramente em memória e, após armazenar o conteúdo de uma página, ele apenas à devolve quando é requisitada por um usuário, de forma muito eficiente.

Preciso provar ainda mais que o Varnish é muito eficiente? Ok então, veja esse caso, publicado pelo Disqus, no qual eles mostram como o sistema deles aguenta 45 mil visitas POR SEGUNDO apenas usando...Varnish. \o/


Posts relacionados


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.