Uma simples dica para economizar tempo ao atualizar pacotes do AUR no Arch Linux


Imagem gerada pelo Dall-E representando um usuário mexendo em um computador com um relógio na parede

Como usuário da excelente distribuição Arch Linux (BTW, I use Arch), eu só gostaria de fazer aqui um breve lembrete para todos vocês: Antes de você gastar bastante tempo compilando um pacote gigante do AUR (ou Arch User Repository), como por exemplo o qt5-webkit, vale checar se você realmente PRECISA desse pacote OU se ele é dependência para algum outro pacote instalado na sua máquina.

No Arch Linux, você pode checar se outro pacote depende do pacote em questão através do pactree, que é um script disponível no pacote pacman-contrib. Primeiro, instale o pacman-contrib:

sudo pacman -S pacman-contrib

Depois, execute o seguinte comando, sendo pacote o pacote que você quer verificar se é usado de alguma forma:

sudo pactree -r pacote

No caso do qt5-webkit, por exemplo, você pode usar:

sudo pactree -r qt5-webkit

Nesse comando, o -r significa reverse, ou seja, ele monta uma árvore ASCII de pacotes que DEPENDEM do pacote que você especificou no parâmetro. Se nenhum outro pacote no seu computador tiver o pacote que você informou como dependência, apenas o nome do pacote que você informou aparecerá na tela (como "raiz" da árvore).

Claro que, se o pacote informado for de algum programa que você use, como o MySQL ou o Google Chrome, por exemplo, é provável que nenhum outro pacote aparecerá para esse comando, afinal, nenhum outro pacote instalado no seu computador depende dele.

Quando encontrar um pacote do AUR que de fato não faz sentido gastar tempo para atualizar, você pode simplesmente...removê-lo. Esse é o comando para fazer isso, e, novamente, pacote é o pacote que você quer remover:

sudo pacman -Rns pacote

No caso do qt5-webkit, o comando fica assim:

sudo pacman -Rns qt5-webkit

Note que esse o parâmetro -Rns aqui vai remover não somente o pacote em questão mas também todas as suas dependências não utilizadas (o que pode muito bem incluir outros pacotes grandes do AUR..).

"Mas, Fernando, por qual motivo tantas menções para o qt5-webkit?!". Bom, nada em especial, é só o fato de que o gênio que vos escreve aqui gastou mais de uma hora essa semana esperando a compilação desse pacote só para finalmente descobrir que.. esse pacote não tava sendo utilizado por nenhuma outra dependência do PC. Ou seja, literalmente desperdicei tempo a toa. 🙃

Um último detalhe...

Agora, para você que leu até aqui (obrigado!), uma dúvida: Qual a sua opinião sobre textos curtos assim? Eu quero muito voltar a escrever mais para esse blog, e inclusive até comecei a preparar uma versão em inglês (!!!), mas para a surpresa de um total de zero pessoas a vida adulta é bem...caótica, e artigos de sucesso como o que escrevi anos atrás sobre o Docker (que até hoje recebe um razoável número de visitas) levam MUITO tempo para serem propriamente escrito, testados e revisados. Eu gosto da ideia de trazer dicas e comentários simples assim em posts concisos, entretanto, mas queria saber: qual a sua opinião sobre isso? Deixe nos comentários! 🙂

Ah, e feliz ano novo, pessoal! 😀


Posts relacionados


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.