Quem já trabalhou no desenvolvimento de um projeto sabe o quão difícil pode ser se organizar. E quanto mais experiência a pessoa tem, mais ela sabe o quão sofrido pode ser trabalhar em um projeto sem esse tipo de organização. Atualmente, com métodos como o Agile se tornando cada vez mais populares, tornou-se fácil encontrar na internet inúmeras ferramentas para organização de projetos, estas normalmente usando sistemas como Kanban para permitir uma fácil visualização das tarefas a serem feitas no projeto.
Entretanto, com cada vez mais ferramentas surgindo, mais se tornou comum encontrar ferramentas que tem um dos quatro problemas abaixo:
- Ou não seguem os conceitos de Agile mais à risca no que for possível;
- Ou tem tantas opções que se tornam tediosas de se manter atualizadas; (estou olhando para você agora, Jira)
- Ou são caras demais para projetos simples de startups, por exemplo;
- Ou são ferramentas para registro de issues/bugs adaptadas para agile; (Estou olhando para vocês agora, Jira e YouTrack)
Além disso, uma outra característica comum a essas ferramentas é que elas normalmente não são de código aberto. Não chega a ser um problema, e por isso não foi listado acima, mas pode ser um problema caso o projeto venha a não ser mais mantido, por exemplo.
Felizmente, recentemente uma empresa europeia, sofrendo com gerenciamento de projetos, resolveu solucionar o problema de uma das melhores formas possível: Criando uma ferramenta para resolver tal problema. E como solução surgiu o Taiga, uma ferramenta de código aberto focada em gerenciamento de projetos usando a metodologia Agile como base para a maior parte de suas ideias.
O Taiga tem alguns recursos bem interessantes para o gerenciamento de projetos:
- Separação de tarefas por sprints - Com cada sprint tendo inicio e fim, e podendo acompanhar coisas como número de pontos por dia e aspectos do tipo;
- Backlog - Para colocar tarefas que ainda não foram especificadas o suficiente e que portanto não estão aptas a participar de uma sprint;
- Kanban - Para visualização simples das tarefas a serem feitas em uma sprint;
- Personalização de campos próprios - Algumas ferramentas consideram que dificuldade deve ser considerada em horas - outras, que deve ser consideradas em pontos. O Taiga possui alguns valores default para situações como essa, mas te dá a liberdade de configurar facilmente os valores para os campos, conforme seu gosto;
- Gráfico de burndown - Para acompanhamento da situação das tarefas;
- Marcação de tarefas bloqueadas - Com campo para explicar o que levou a tarefa a ficar bloqueada;
- Tags - Para agrupamento de tarefas que compartilham características em comum;
- Sub-tarefas - Com acompanhamento do número de sub-tarefas feitas vs. número de sub-tarefas total;
- Adição de múltiplas tarefas em um clique - Útil para reuniões de planning, permite que você adicione várias tarefas de uma só vez;
- Envio de anexos - Permite que você adicione imagens e outros assets em tarefas;
- Separação de classificação de dificuldade por área de desenvolvimento - Uma tarefa pode ser fácil de desenvolver na opinião do designer, mas e no que diz respeito ao frontend ou ao backend?
- E muito mais; 😀
Além disso tudo, o Taiga foi desenvolvido se baseando em alguns valores fundamentais:
- Projetado para ser divertido de usar;
- Deve ser intuitivo e fácil de usar;
- Possui código aberto, pode ser modificado por qualquer um;
- Desenhado de forma que seja discreto;
- Deve ser limpo, logo não deve ter ferramentas que mais distraem do que ajudam;
Enfim, fica aqui minha indicação para esta excelente ferramenta de código aberto para gerenciamento de projetos. Bom gerenciamento de projetos para você!
- Site oficial: http://taiga.io
- Organização no Github: http://github.com/taigaio/
Deixe um comentário