Não adianta, quanto mais um software tem seu código mal-escrito, mais dificil é de mantê-lo, seja consertando bugs ou implementando novos recursos. E veja só, implementar recursos e consertar bugs é algo essencial para o seu software ser sustentável financeiramente (pois se for bugado teoricamente ninguém usa, correto?). Então, usar ferramentas que permitem acompanhar a qualidade do seu código é algo no mínimo necessário, e hoje eu vou falar um pouco sobre o Plato, uma ferramenta interessante desenvolvida em NodeJS que cria um relatório, igualmente interessante, que mostra variados aspectos sobre o seu código Javascript (seja ele projetado para executar em server side ou em client side), como erros de lint, cálculo de complexidade, dificuldade de manutenção e muitas outras informações.
Todas essas informações são disponibilizadas através de um relatório disponibilizado em HTML. Nesse relatório, há bastante gráficos com as informações sobre cada arquivo e uma lista interativa com as informações sobre cada arquivo do seu projeto, no qual você pode ordená-la por diferentes propriedades para saber qual é o arquivo mais complexo ou o maior do seu projeto, por exemplo.
Uma coisa legal que notei nesse relatório é o fato dele servir como histórico: quando você roda a ferramenta diversas vezes fornecendo sempre a mesma pasta para armazenagem do relatório, ela não sobrescreve os dados antigos escritos no relatorio, mas sim apenas insere os dados novos. Assim, é possível ver a evolução (ou não) do seu projeto para cada vez que a ferramenta é executada. Uma informação que é no mínimo importante para observamos a tendência da qualidade do código do projeto.
E você? Conhecia essa ferramenta? Tem outras alternativas a sugerir? Deixe sua opinião nos comentários. 🙂
- Repositório do Github: https://github.com/es-analysis/plato
Deixe um comentário