Fernando Jorge Mota

Test’em – Execute testes Javascript com facilidade

Já falamos aqui sobre o Mocha e o Jasmine, que são duas ferramentas íncriveis para facilitar a criação de testes. Entretanto, ficou faltando falar de opções para facilitar a execução dos testes. E sabe por qual motivo uma ferramenta para facilitar a execução de testes pode ajudar no desenvolvimento? Pelo simples motivo de que, quando você está escrevendo testes, pode simplesmente se tornar muito chato e ineficiente executá-los em vários browsers para verificar como eles estão se comportando. E é para isso que hoje apresentarem o Test’em, uma ferramenta que ajuda a tornar os testes em Javascript menos tediosos.

Test’em é uma simples ferramenta de terminal desenvolvida em NodeJS e que é muito simples de instalar e usar. Com um simples arquivo de configuração, é possível definir coisas como framework a ser usado, comandos para build (para caso o projeto use Coffeescript, por exemplo) e arquivo HTML a ser carregado pelo servidor interno do Test'em. Após configurado, você tem acesso à coisa como:

Segue um print-screen da interface CLI do Test’em caso você tenha ficado curioso sobre o segundo tópico:

Afinal imagem de testes "dando certo" quase ninguém mostra, não é mesmo? 🙂
Gostou do conteúdo desse post? Apoie o blog contribuindo a partir de R$1/mês através da nossa página no Apoia.se! Isso me ajudará a manter o blog no ar, além de trazer mais coisas legais para vocês! Obrigado desde já! 😀