Fernando Jorge Mota

Taiga – Excelente gerenciador de projetos agile

Quem já trabalhou no desenvolvimento de um projeto sabe o quão difícil pode ser se organizar. E quanto mais experiência a pessoa tem, mais ela sabe o quão sofrido pode ser trabalhar em um projeto sem esse tipo de organização. Atualmente, com métodos como o Agile se tornando cada vez mais populares, tornou-se fácil encontrar na internet inúmeras ferramentas para organização de projetos, estas normalmente usando sistemas como Kanban para permitir uma fácil visualização das tarefas a serem feitas no projeto.

Entretanto, com cada vez mais ferramentas surgindo, mais se tornou comum encontrar ferramentas que tem um dos quatro problemas abaixo:

Além disso, uma outra característica comum a essas ferramentas é que elas normalmente não são de código aberto. Não chega a ser um problema, e por isso não foi listado acima, mas pode ser um problema caso o projeto venha a não ser mais mantido, por exemplo.

Felizmente, recentemente uma empresa europeia, sofrendo com gerenciamento de projetos, resolveu solucionar o problema de uma das melhores formas possível: Criando uma ferramenta para resolver tal problema. E como solução surgiu o Taiga, uma ferramenta de código aberto focada em gerenciamento de projetos usando a metodologia Agile como base para a maior parte de suas ideias.

O Taiga tem alguns recursos bem interessantes para o gerenciamento de projetos:

Além disso tudo, o Taiga foi desenvolvido se baseando em alguns valores fundamentais:

Enfim, fica aqui minha indicação para esta excelente ferramenta de código aberto para gerenciamento de projetos. Bom gerenciamento de projetos para você!

Gostou do conteúdo desse post? Apoie o blog contribuindo a partir de R$1/mês através da nossa página no Apoia.se! Isso me ajudará a manter o blog no ar, além de trazer mais coisas legais para vocês! Obrigado desde já! 😀