Sobre


Fernando Jorge Mota em 2020

Fernando Jorge Mota é desenvolvedor de software, tem 28 anos de idade e é graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Nasceu e vive em São José, Santa Catarina.

Com 13 anos de idade, começou a estudar programação por conta própria, começando primeiro por Python, para então começar a estudar outras linguagens.

Em 2009, criou um blog chamado Blogueiros na Web, que tinha como foco dar dicas para blogueiros com script e tutoriais relacionados a Blogger e WordPress e relacionados. Chegou a alcançar a marca de 3000 visitas/mês.

Em 2010, criou um encurtador de URLs chamado Bitw.in como primeiro projeto pessoal. O encurtador teve um grande sucesso, com mais de 21 milhões de visitas registradas em pouco mais de 2 anos no ar.

Também em 2010, começou o curso de Aprendizagem Industrial em Informática pelo SENAI, onde iniciou aprendizados relacionados a orientação a objetos de maneira mais formal, com o aprendizado da linguagem Java em nível básico. Terminando-o no mesmo ano.

Em 2011, começou o curso técnico de informática no SENAI/SC. Além disso, se integrou ao time de autores do Ferramentas Blog, importando todo o conteúdo do Blogueiros na Web até então para lá.

Em 2012, terminou o curso técnico e, paralelamente, concluiu o ensino médio e foi aprovado no vestibular para Ciências da Computação pela UFSC.

Em 2013, começou a trabalhar como desenvolvedor de software full-stack na Meritt - Informação Educacional, no projeto QEdu - Use dados, Transforme a Educação, um portal focado em apresentar da forma mais amigável possível todos os dados públicos referentes à educação no Brasil, como dados do IDEB, Prova Brasil, Censo Escolar, entre outros. Além de trabalhar em recursos para a plataforma, também trabalhou com a importação e processamento dos dados públicos para a plataforma.

No segundo semestre de 2013 começou o curso de bacharel em Ciências da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina.

Também em 2013, escreveu alguns guest posts para o Guia do PC, postando dicas voltadas principalmente para o Linux.

Em 2014, criou - junto a um grupo na faculdade - um simulador de circuitos que visa facilitar o entendimento do funcionamento de circuitos eletrônicos, desenvolvido em Java. No fim do semestre, esse simulador foi liberado como código aberto no Github.

Também em 2014, criou um simulador de matriculas chamado MatrUFSC2, que facilita a vida dos estudantes da UFSC na escolha de disciplinas para o próximo semestre a partir da geração de combinações automatizadas a partir do que o aluno pode ou não fazer. Esse simulador de matrículas também está disponível no Github, e todas as informações são puxadas usando um crawler automatizado capaz de capturar informações do site da UFSC. Foi seu primeiro projeto a trabalhar com a plataforma Google App Engine, e portanto foi seu primeiro projeto a ser 100% distribuído na cloud. Esse simulador de matriculas foi lançado no final do semestre 2014-2, já com informações para o semestre 2015-1.

Ainda em 2014, criou o Blog do Fernando Jorge Mota, um blog com novidades e ferramentas voltadas a programação, especialmente em linguagens de programação voltadas para o desenvolvimento web.

Em 2015, criou um blog e uma sessão de ajuda para ajudar estudantes da UFSC em duvidas relacionadas a rematriculas. Também criou o Jimple, um container de injeção de dependências desenvolvido em ES6 e fortemente inspirado no Pimple. Além disso, em dezembro de 2015 saiu da Meritt, afim de focar completamente no bacharelado em Ciências da Computação.

No final de 2019, finalizou o curso Ciências da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina.

A partir do início de 2020, trabalhou para o Datapedia como desenvolvedor full-stack, novamente atuando com o desenvolvimento de uma plataforma voltada à visualização de dados públicos - só que dessa vez de forma mais abrangente, não cobrindo apenas dados sobre educação - até o final de 2021.

Desde janeiro de 2022, trabalha para a Automattic como Senior Software Engineer, em produtos como o Sensei, Sensei Pro e também WP Job Manager.

Desde que começou a programar, aos 13 anos de idade, Fernando trabalhou com projetos nas mais diferentes linguagens de programação. Hoje, domina as seguintes linguagens:

  • PHP
  • Javascript / Typescript
  • Golang
  • C / C++
  • Java
  • Python

Além disso, tem experiência com MySQL e já teve contato com bancos de dados como H2, Cassandra, PostgreSQL, Redis e Google Cloud Datastore (através do Google AppEngine), entre outros.

Por fim, pode ser encontrado em quase todas as redes sociais. Segue os links:

É isso. Se quiser, você pode entrar em contato tanto pelo blog quanto pelas redes sociais, em especial no Twitter.