RequireJS – Carregue dependências em Javascript sem complicação

Quando os primeiros aplicativos web começaram a surgir, tornou-se famosa a enrolação causada pelo uso de tags scripts
para carregar os scripts necessários ao carregamento do aplicativo. Com isso, surgiu várias alternativas, como carregadores de scripts assincronos, que prometiam carregar tudo assincronamente, mas executando uma determinada função apenas quando todas as suas dependências fossem carregadas. O problema é que esses carregadores não proporcionavam uma correta separação de módulos, algo importante em um sistema grande. Com o foco de acabar com esta bagunça é que hoje temos o RequireJS.

O RequireJS é uma biblioteca essencial no dia-a-dia: Com ela, você consegue definir cada arquivo JavaScript como módulo, sendo que este módulo tem dependências e um valor único de retorno. Com isso, em vez de você retornar uma penca de funções, você provavelmente vai preferir retornar um objeto com essas funções como métodos. Em vez de você querer colocar tudo em um só arquivo, provavelmente você vai preferir separar tudo em módulos por sua respectiva função. E com isso, você ganha vantagens como melhor organização do seu código, carregamento automático e único de dependências e maior velocidade no carregamento das páginas de sua aplicação (afinal, só vai ser carregado o que é explicitamente necessário).

Gostou do conteúdo desse post? Apoie o blog contribuindo a partir de R$1/mês através da nossa página no Apoia.se! Isso me ajudará a manter o blog no ar, além de trazer mais coisas legais para vocês! Obrigado desde já! 😀