Plato – Escreva código Javascript com mais manutenibilidade

Exemplo de relatório do jQuery criado pelo Plato. Clique para abrir.
Exemplo de relatório do jQuery criado pelo Plato. Clique para abrir.

Não adianta, quanto mais um software tem seu código mal-escrito, mais dificil é de mantê-lo, seja consertando bugs ou implementando novos recursos. E veja só, implementar recursos e consertar bugs é algo essencial para o seu software ser sustentável financeiramente (pois se for bugado teoricamente ninguém usa, correto?).  Então, usar ferramentas que permitem acompanhar a qualidade do seu código é algo no mínimo necessário, e hoje eu vou falar um pouco sobre o Plato, uma ferramenta interessante desenvolvida em NodeJS que cria um relatório, igualmente interessante, que mostra variados aspectos sobre o seu código Javascript (seja ele projetado para executar em server side ou em client side), como erros de lint, cálculo de complexidade, dificuldade de manutenção e muitas outras informações.

Todas essas informações são disponibilizadas através de um relatório disponibilizado em HTML. Nesse relatório, há bastante gráficos com as informações sobre cada arquivo e uma lista interativa com as informações sobre cada arquivo do seu projeto, no qual você pode ordená-la por diferentes propriedades para saber qual é o arquivo mais complexo ou o maior do seu projeto, por exemplo.

Uma coisa legal que notei nesse relatório é o fato dele servir como histórico: quando você roda a ferramenta diversas vezes fornecendo sempre a mesma pasta para armazenagem do relatório, ela não sobrescreve os dados antigos escritos no relatorio, mas sim apenas insere os dados novos. Assim, é possível ver a evolução (ou não) do seu projeto para cada vez que a ferramenta é executada. Uma informação que é no mínimo importante para observamos a tendência da qualidade do código do projeto.

E você? Conhecia essa ferramenta? Tem outras alternativas a sugerir? Deixe sua opinião nos comentários. 🙂

Gostou do conteúdo desse post? Apoie o blog contribuindo a partir de R$1/mês através da nossa página no Apoia.se! Isso me ajudará a manter o blog no ar, além de trazer mais coisas legais para vocês! Obrigado desde já! 😀