Piwik – Uma alternativa ao Google Analytics que você pode instalar em seu servidor

Piwik - Uma alternativa ao Google Analytics que você pode instalar em seu servidorCom os não-tão-mais-recentes vazamentos sobre o que a NSA costuma capturar de seus usuários, ocorreu que muitos usuários começaram a demonstrar ainda mais preocupação quanto a como seus dados são salvos por grandes corporações, como Google, Facebook e afins. Por causa disso, muitos também começaram a fugir desses sites, embora isso seja quase impossível, afinal, muitos sites, inclusive esse que vos fala, é usuário assiduo de um serviço chamado Google Analytics, que fornece relatórios detalhados sobre como anda as visitas no site, e etc. Bem, hoje, vou apresentar a vocês uma alternativa ao Google Analytics, que é open-source, gratuita e pode ser instalada facilmente no seu servidor. =)

O Piwik é uma ferramenta bem completa, e, diferente de muitos dos outros posts que postamos aqui, não é uma biblioteca, sendo portanto instalável e necessitando de ambientes próprios para ela, tipo como o YouTrack precisa. Com o Piwik, você consegue capturar facilmente dados como:

  • Páginas mais populares do seu site;
  • De onde seus visitantes vieram;
  • Qual a frequência de acesso dos seus visitantes;
  • Que campanhas de marketing foram mais eficientes para o seu website;

Como a ferramenta é open-source e gratuita, há a garantia de que os dados dos seus visitantes não são compartilhados com agentes externos que não talvez a empresa de hospedagem que você usa e a operadora de banda larga do seu usuário. Enfim, esse tipo de coisa que é mais dificil de controlar.

Além disso, é necessário afirmar também que os dados citados acima são apenas alguns do que o Piwik é capaz de capturar, pois na prática a quantidade de relatórios que ele tem é bem satisfatória e daria uma lista um tanto quanto cansativa de ler aqui. 😛

Por ser uma ferramenta instalável, a galera por traz do Piwik liberou uma versão demo para você ver os relatórios que ele fornece. Spoiler rápido: Tem gráfico pra caramba. 😛

No mais, quero deixar aqui duas observações importantes:

  • Sim, o Piwik precisa da instalação de um pequeno snippet Javascript no seu site, para poder capturar os dados e tal.
  • E, diferente do que você pode vir a pensar, o Piwik é uma ferramenta desenvolvida 100% em PHP. Sendo portanto instalável na grande maioria das hospedagens internet afora.

Ah, outro detalhe: Dependendo da quantidade de visitas que o seu site tem, é possível que o tamanho do banco de dados do Piwik cresça um...bocado. Então, tenha alguns bons GB's disponíveis no seu servidor antes de vir a instalar o Piwik, principalmente caso o seu website tenha muitas visitas, né. =)

PS: Sim, estou testando a possibilidade de usar uma linguagem mais informal e menos rígida aqui no blog. Tipo como desenvolvedor falando com desenvolvedor, mesmo. Dê sua opinião nos comentários se achar esse tipo de linguagem legal. =) (e se não achar, comente também apresentando seus pontos, hehe)

Gostou do conteúdo desse post? Apoie o blog contribuindo a partir de R$1/mês através da nossa página no Apoia.se! Isso me ajudará a manter o blog no ar, além de trazer mais coisas legais para vocês! Obrigado desde já! 😀