Fernando Jorge Mota

IEVMS – Instale o IE facilmente em seu Mac ou Linux

Faz alguns anos já que eu mudei para Linux. Para quem é developer, parece ser uma opção sensacional de sistema operacional a se usar. Entretanto, muitos ficam com receio nessa migração por falta de um excelente navegador que infelizmente ainda tem uma considerável porção de uso no mercado: O Internet Explorer. É por isso que hoje falarei sobre o IEVMS, um script desenvolvido em Bash e que tende a facilitar muito a instalação deste odiado navegador em outros sistemas operacionais além do Windows.

O IEVMS é um script opensource que tem uma única função: Instalar, da melhor maneira possível, o Internet Explorer no seu computador. Como? Simples! Usando o Virtualbox, um software de virtualização gratuito mantido pela Oracle, e a imagem do Windows distribuída gratuitamente especificamente para os testes com Internet Explorer no modern.ie, que é uma iniciativa, veja só, da própria Microsoft! 🙂

Mas...se a Microsoft oferece gratuitamente uma imagem do Windows para você conseguir testar os seus sites em diferentes versões do Internet Explorer, para que serviria o IEVMS? Simples! Para instalar TODAS as versões do IE servidas no modern.ie de forma eficiente e simples: Só com a execução de um simples comando no bash, e ainda com o salvamento automático de um snapshot para você reverter mudanças no Windows após os testes (ou após o período de expiração, também).

Mas, para que instalar todas as versões do IE? Simples! Para poder verificar como o seu site funciona nessas versões, usando a versão adequada para isso! Afinal, em alguns casos, acreditem ou não, aquele simulador das ferramentas de desenvolvimento das últimas versões do IE podem não ter o mesmo comportamento das versões mais antigas do IE.

E tem mais uma coisa: Se você não quiser instalar todas as versões do IE na sua máquina, é possível instalar apenas as que lhe convém. Assim, se você precisar das versões do IE à partir da 8,  poderá configurar o IEVMS para não instalar as versões 6 e 7, por exemplo.

Gostou do conteúdo desse post? Apoie o blog contribuindo a partir de R$1/mês através da nossa página no Apoia.se! Isso me ajudará a manter o blog no ar, além de trazer mais coisas legais para vocês! Obrigado desde já! 😀