Gource – Histórico de seu repositório de código fonte, redesenhado

Visualizar o histórico de um repositório pode ser chato demais. Normalmente, as ferramentas de gerenciamento de repositórios nos fornecem somente visualizações em forma de timeline, mostrando o histórico dos branches numa normalmente longa e tediosa lista (imagine ver uma lista com 10000 commits?). Entretanto, para conhecer o histórico do projeto, as vezes pode ser útil sair um pouco dessa lista e ver as coisas de um novo ângulo, saber quem trabalhou no quê, em que ordem os arquivos foram trabalhados, conhecer o que as pessoas fizeram no projeto....Enfim, coisas que uma lista até retornar, mas que pode ser tedioso e chato para explorar.

Logo do GourceÉ por causa disso que hoje vou falar um pouco sobre o Gource. O Gource é uma ferramenta gráfica criada com o propósito não de gerenciar o seu repositório, mas sim de mostrar o histórico do seu repositório de uma forma mais....animada, com cada pessoa sendo representada por um boneco em um ambiente 3D e com o projeto sendo representado por uma árvore, no qual as folhas correspondem a arquivos e diretórios são representados por ramos.

Com ele, é possível visualizar o que cada pessoa fez em cada momento da história do projeto. Você consegue ver, por exemplo, quem criou o repositório, fez os primeiros commits e que arquivos foram feitos primeiro. Ao longo da história do projeto, a árvore vai ficando mais complexa, e pessoas que deixaram de trabalhar no mesmo automaticamente vão desaparecendo.

O mais legal do Gource é que, como o projeto todo é representado por uma árvore, é possível ver facilmente a movimentação da pessoa em cada commit do projeto. Se o projeto no qual você trabalha, por exemplo, é bem separado por pastas, é normal ver que os contribuidores, ao comittar, normalmente mexem em várias pastas ao mesmo tempo, e a partir disso você consegue ver a "movimentação" do mesmo dentro do projeto.

Outra característica que merece destaque é o fato de que o Gource é compatível com variados tipos de repositório, não só os Git. Logo, se você trabalha em um repositório SVN, por exemplo, vai ser possível ver o histórico do seu projeto da mesma forma que seria caso você estivesse usando um repositório Git, facilmente.

A seguir, deixo o link para o vídeo do Gource rodando sob o repositório do Linux, que tem commits que vão de 1991 até a data em que o vídeo foi postado (e como o vídeo foi postado esse ano, 2015, tá valendo..). Note que o vídeo tem quase 2 horas de duração, logo, talvez você possa não ter paciência para vê-lo todo...:P

E para quem não tiver paciência de ver o vídeo acima todo, fica aqui um vídeo mais curto mostrando uma versão antiga do Gource rodando em diferentes repositórios:

Ah, e fica aqui os links para o projeto:

Gostou do conteúdo desse post? Apoie o blog contribuindo a partir de R$1/mês através da nossa página no Apoia.se! Isso me ajudará a manter o blog no ar, além de trazer mais coisas legais para vocês! Obrigado desde já! 😀