BounceJS – Gere animações com CSS3 facilmente

Quando um projeto novo está sendo criado, é comum animações ficarem em segundo plano: normalmente, cria-las exige um esforço significativo, ou então elas podem vir a ser lentas demais e assim acabam atrapalhando a experiência do usuário em vez de ajudá-lo. Por isso recentemente começaram a ser popularizar animações feitas com CSS3: normalmente, elas são fáceis de fazer e muito otimizadas pelo navegador, pois normalmente são executadas na GPU do dispositivo do usuário. Entretanto, quando ficam complexas, podem se tornar um pouco mais chatas de serem criadas (como sempre), e é para facilitar isso que o BounceJS foi criado.

O BounceJS, diferente de outras ferramentas que terminam com “JS”, não é uma biblioteca (ainda, embora ela esteja sendo planejada): É uma ferramenta online para a criação de animações baseadas somente em CSS3, função que ele cumpre muito bem, por sinal: É possível gerar animações complexas ao unir várias simulações simples em uma espécie de “timeline”, inclusive definindo delays e propriedades adequadas para cada tipo de animação.

Atualmente, o BounceJS suporta 4 tipos de animação e possui 10 conjuntos de animação pré-definidos. Ah, e tem mais uma coisinha: O BounceJS tem suporte à prefixos CSS3, o que ajuda a suportar browsers que ainda não suportam transformações CSS3 sem prefixos.

Gostou do conteúdo desse post? Apoie o blog pagando a partir de R$1/mês através da nossa página no Apoia.se! Isso me ajudará a manter o blog no ar, além de trazer mais coisas legais para vocês! Obrigado desde já! 😀